Inadimplência cresce entre idosos e diminui entre mais jovens, diz SPC

Impulsionados pela facilidade do crédito, os idosos estão se tornando mais inadimplentes, enquanto os mais jovens, com a entrada tardia no mercado de trabalho, têm atrasado menos os compromissos financeiros, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Em novembro, na comparação com mesmo mês de 2013, o número de dívidas atrasadas entre os consumidores de 65 a 84 anos subiu 7,89% - percentual maior que o crescimento da média nacional de 3,53%. Na contramão, houve queda de 7,02% entre os brasileiros com idade entre 18 a 24 anos.

Segundo estimativas do SPC Brasil, existem aproximadamente 6,3 milhões de jovens entre 18 e 24 anos com restrições no CPF por conta de atrasos financeiros. Isso representa pouco mais de um quarto (26%) da população brasileira compreendida nessa faixa etária. Com relação à população entre 65 a 84 anos, são quase 3,8 milhões de inadimplentes, o que significa pouco mais de 27% dos brasileiros na faixa etária com pelo menos uma conta atrasada.

 

Tipos de dívidas
Em relação aos tipos de dívidas entre jovens e idosos, os de idade entre 18 a 24 anos têm participação de apenas 1,53% nas dívidas atrasadas com companhias de água e luz, enquanto no caso dos idosos a participação nesse tipo de dívida aumenta para 15,88%.

 

Os jovens ganham destaque nas dívidas no comércio, com 28% deles devendo aos estabelecimentos comerciais, ao passo que a participação dos idosos cai para 16% no segmento.

 

Razões
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o aumento da expectativa de vida do brasileiro e, consequentemente, a permanência por um período mais prolongado no mercado de trabalho e de consumo é um dos fatores principais que explica o expressivo aumento da população idosa nos cadastros de inadimplentes. Outros motivos também são a diminuição da renda real com a aposentadoria, o aumento das despesas com remédios e planos de saúde, a facilidade para contrair empréstimos consignados e a prática de emprestar o nome para terceiros realizarem compras a prazo - geralmente familiares.

Já a tendência de redução do percentual de inadimplentes com até 24 anos de idade é explicada pelo fato de que os brasileiros mais jovens têm demorado mais tempo para conquistar a independência em relação aos pais e a iniciar a vida adulta. "Os jovens estão conseguindo se dedicar a mais anos de estudo em detrimento da entrada no mercado de trabalho. Dessa forma, eles continuam morando na casa dos pais, o que implicaria em gastos menos elevados com supermercado, condomínio e serviços básicos, como é o caso das contas de água e de luz", afirma.

 

Para ser feliz es importante ser saludable. їCуmo pueden ayudar los remedios? As que la siguiente pregunta es dуnde puedes encontrar informaciуn que sea til. Usted lata obtener informaciуn confiable durante la noche y convenientemente por ir en lnea. їTiene cualquier cuestión sobre Kamagra y azitromicina generico en línea? El momento ideal para resolver cualquier problema es antes de que aparezca cualquier signo visible. Hay otras preguntas opciones. Cuando usted compra el significar del thr usted debe discutir con su doctor sobre . No olvide, piense en . Si necesita tomar medicamentos recetados, pdale a su farmacutico que verifique primero sus niveles de testosterona. Varios f'rmacos no son adecuados para personas con algunas afecciones, y muchas veces sуlo se puede usar un medicamento si se toma m's cuidado.

Instituidores

  • 1
  • 2