Com o objetivo de buscar total transparência da atual administração perante ao órgão fiscalizador, PREVIC, foi realizada uma auditoria de contas para conferência de todo o histórico de lançamentos realizados na entidade desde a sua fundação.
De posse de diversas bases de dados disponíveis – tais como os arquivos de auditorias anteriores, arquivos bancários, arquivos exportados pelos sistemas anteriores e vigente, documentos constantes do arquivo da entidade – a OABPrev-MG executou detalhado trabalho de conferência e conciliação de todas estas movimentações.
Foi levantado todo o histórico de receitas e despesas previdenciais do plano e posteriormente realizada a conciliação contábil, financeira e bancária dos referidos recursos.
Houve ainda, a conciliação dos custeios previstos e realizados e o tratamento das divergências identificadas.
Ao final foi procedido o recálculo de todos os saldos de contas individuais, apurando-se novas cotas com base nas movimentações registradas contabilmente e, consequentemente, novos saldos individuais.
Os saldos individuais apurados com base nos dados consolidados auditados foram confrontados com aqueles do ambiente de produção (sistema vigente Stock&Prev), visando a apuração do valor devido a cada participante ou assistido.
Inicialmente, destaca-se que foram analisados aproximadamente R$ 243 milhões em 1,4 milhões de movimentações financeiras de 2005 a 2018. Tais números atestam de maneira clara o propósito da OABPrev-MG estar atenta aos preceitos de uma governança responsável, garantindo assim a solidez do nosso plano de previdência complementar.