É muito comum ficar confuso na hora de realizar a sua Declaração de Imposto de Renda, principalmente para quem nunca passou pelo processo. Conhecida como uma tarefa difícil, entediante e que toma muito tempo, a Declaração pode se tornar cansativa e, com isso em mente, a OABPrev-MG traz algumas dicas para facilitar o procedimento! Confira.
O Imposto de Renda é o meio que o Governo Federal utiliza para tributar os valores acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo do ano. Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$22.847,76 deverão realizar a declaração e, neste ano, existe também a obrigatoriedade de declaração de quem recebeu o auxílio emergencial do governo.
Quem ganhou mais que R$22.847,76 durante o ano de 2020 se encaixa em um dos cinco grupos do IR, onde cada faixa de rendimento anual possui uma alíquota diferente, proporcional aos ganhos do ano em questão. Acesse a página de Simulação de Alíquota Efetiva da Receita Federal e confira em qual faixa de rendimento você se enquadra: http://www26.receita.fazenda.gov.br/irpfsimulaliq/private/pages/simuladoraliquota.jsf
FACILITANDO SUA DECLARAÇÃO
1 – Baixe o programa Gerador de IR
Em primeiro lugar, faça o download o programa oficial da Receita Federal clicando AQUI. O IRPF 2021 é disponibilizado para Windows e outras plataformas, incluindo smartphones ou tablets, com as versões em aplicativos para android e Ios.
2 – Faça a importação da sua declaração do ano passado
Com este passo fica muito fácil preencher a declaração deste ano, bastando apenas atualizar algumas informações e catalogar novas transações e recebimentos.
3 – Organize e separe os diversos informes de rendimento
Os informes de rendimento mostram informações sobre diferentes tipos de rendimento. Empresas, bancos, gestoras e seguradoras podem disponibilizar os informes que contém detalhes como contribuições no INSS, rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física, jurídica, aplicações financeiras e muitas outras informações.
Confira as instituições que possam disponibilizar seu informe de rendimento para facilitar e agilizar o seu processo de declaração!
4 – Levante comprovantes de despesas
Gastos com educação (escola, faculdade, pós-graduação ou técnico), despesas médicas, odontológicas, aluguel (pagamento ou recebimento) podem deduzir o imposto a pagar ou gerar imposto a restituir. Recolha e organize estes comprovantes antes de sentar-se em frente ao computador e começar a preencher sua Declaração. Lembre-se que a maioria dos comprovantes devem conter CPF ou CPNJ, endereço do estabelecimento, nome completo do recebedor e serviço/produto recebido ou realizado.
5 – Separe e guarde seus documentos
A Receita pode convocar o contribuinte para esclarecer as declarações realizadas nos últimos 5 anos, então guarde os comprovantes, informes e documentos utilizados. Além de facilitar o processo de declaração no próximo ano, você se resguarda caso seja convocado pela receita. Se você realizou grandes movimentações financeiras durante o ano como a compra/venda de veículos, imóveis ou terrenos, doação de dinheiro para instituições com incentivos fiscais ou recebimento de recursos de ação judicial, separe os comprovantes.
Com essas dicas fica fácil – e seguro – realizar sua Declaração de Imposto de Renda 2021. Lembrando que sua contribuição no plano de previdência complementar da OABPrev-MG no ano de 2020 pode assegurar ganhos tributários de até 12% da base da renda bruta – mais economia em sua declaração.
Em caso de dúvidas sobre como receber esse benefício, fale conosco!
(31) 99830-3411
(31) 99910-6518
(31) 99588-0828
(31) 99831-0421 (whatsapp)
Siga a OABPrev-MG nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!