A OABPrev-MG teve a oportunidade de conversar com a Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva,  secretária geral adjunta da OAB do Mato Grosso sobre os pontos mais importantes da relação da mulher com a advocacia, principalmente após dois anos de pandemia. Dra. Adriana mostra, com experiência, a necessidade de ser resiliente em um cenário como o atual, principalmente no caso das novas advogadas que buscam um meio de criar sua carreira contra as marés após a pandemia. 

Confira a entrevista:

Gostaríamos que você nos contasse qual foi o momento em que decidiu que sua carreira seria exercer o Direito?

Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva: Me lembro que lia um livro solicitado pela professora de artes, no ensino médio, e o livro contava a história de uma advogada. Foi paixão à primeira vista, após a leitura do livro tinha certeza que seria advogada.

Na sua opinião, qual é o maior desafio para as mulheres que estão se tornando advogadas?

Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva: O maior desafio é aprender e se adaptar aos desafios e mudanças impostos pela pandemia. A advocacia sofreu muito com o judiciário fechado, dificuldades de acesso aos processos até a completa digitalização, acesso ao cliente, oportunidades. Teremos todos que nos reinventar e encontrar o caminho.

Como conciliar a vida pessoal e profissional?

Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva: Gestão do tempo, organização e um companheiro com todas as letras maiúsculas, que divide a vida contigo, literalmente, não importa se com as tarefas domésticas, com os filhos ou compromissos sociais e/ou profissionais, tenho a absolta certeza que posso contar com ele, sempre. E sobretudo compreender que a vida é feita de escolhas, as vezes preciso sacrificar compromissos pessoais porque tenho compromissos profissionais a cumprir e não há nada de ruim ou errado nisso, só precisamos acolher nossas escolhas.

Qual foi o seu primeiro contato com a previdência complementar?

Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva: Me lembro de um evento da Seccional da OAB/MT em nossa subseção e naquela oportunidade foi apresentada a previdência complementar, no outro dia estava em contato com a OAB PREV efetuando a contratação.

Em que momento você sentiu a necessidade de pensar no futuro e procurar um investimento para sua aposentadoria?

Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva: Sempre fui independente, trago essa necessidade comigo, então sempre ne preocupei com o futuro, meu e da minha família. A previdência complementar literalmente complementa meus planos para o futuro, me traz segurança.

Se você pudesse dar uma dica para as advogadas, qual seria?

Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva: A primeira dica, por óbvio é se qualificar para a área de atuação que escolheu, estude, mas estude muito, aproveite as oportunidades, e tenha certeza de que o resultado virá, mas sobretudo, pense sempre no futuro, no inesperado, planeje e execute.

A OABPrev-MG agradece a participação ilustre da Dra. Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva neste assunto tão importante e tão pouco abordado, que necessita de luz para alcançar as advogadas e futuras advogadas neste caminho rumo a uma carreira de sucesso e um futuro brilhante.  Continue acompanhando as redes sociais da OABPrev-MG e não perca nenhum conteúdo feito para você.

O Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais, completou 20 anos de existência no dia 23 de Novembro de 2024. Somos uma Entidade sem fins lucrativos e que gere o Plano de Benefícios Previdenciários dos Advogados (PBPA), com o objetivo de levar conforto, tranquilidade e segurança aos advogados, aos seus familiares e aos seus dependentes.

© 2024 OABPREV-MG
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Yes!Uai Comunicação

Saiba solicitar

Onde estamos

Rua Fernandes Tourinho, 370,
9º andar. Bairro: Funcionários.

Belo Horizonte /MG – 30112-004

(31) 2125 6400
0800 945 6400